terça-feira, 18 de março de 2014

Comunicação Aplicada 1

         

Um Pouquinho Sobre a Comunicação Aplicada

Os avanços na tecnologia, aumento da avaliação do público, e a exigência por prestação de contas tem aumentado a frequência, velocidade e natureza da comunicação organizacional em empresas, governo e por organizações sem fins lucrativos. Como resultado dessas mudanças, os esforços de comunicação devem coordenar as relações públicas, marketing e estratégias de publicidade em operações de comunicação eficaz.
A comunicação aplicada é a área do conhecimento que, entre outras muitas possibilidades, permite examinar como empresas e organizações podem gerenciar sua identidade corporativa, produtos e serviços, e suas relações com os componentes internos e externos. Isto é, como podem trabalhar a sua imagem e melhor comuniquem suas ideias e produtos.
Os profissionais da comunicação aplicada aprendem a importância de decisões baseadas em pesquisas de marketing e relações públicas. Aprendem também, sobre o processo de comunicação persuasiva com o público-alvo, os princípios de comportamento dos consumidores, as habilidades necessárias para medir os efeitos de marketing, e na prática das relações de sucesso através das mídias.
 Ações da Comunicação aplicada:
  • Implementação de processos de comunicação persuasiva para os desfechos com um público-alvo[publicidade e propaganda];
  • Entendimento do comportamento do consumidor, o que leva, e como influenciá-lo;
  • Emprego de marketing, PR, e técnicas de publicidade para criar planos de comunicação com resultados mensuráveis;
  • Desenvolvimento, gerenciamento e análise das relações efetivas práticas de mídia.
Áreas de abrangência:
Marketing;
Publicidade;
Jornalismo;
Relações Internacionais;
Comunicação Visual;
Fomentação de blogs e sites;
Designer gráfico;
Designer de Produtos;
Letras e Literaturas;
Artes plásticas;
Cinema;
Teatro.
Entre muitas outras.

Fonte:http://comunicatancredo.blogspot.com.br/


Iniciamos as aulas de Comunicação Aplicada, com um breve comentário do que seria comunicação aplicada e suas vertentes, claro que com o ponto de vista de cada um dos alunos .
Foi  Ministrada aulas, sobre Noticia e Reportagem (Lead)

Qual a diferença entre notícia e reportagem?


A notícia é um gênero tipicamente jornalístico que tem a função de informar sobre um novo acontecimento despertando o interesse do público alvo da mensagem. Não se limita a informar sobre o fato, mas também sobre a maneira como aconteceu e o seu porquê. Em geral, divide-se em duas partes: o lead, que resume em poucas linhas as infromações essenciais sobre o fato (o quê, como, onde, com quem, por quê...), e o corpo, em que se faz o detalhamento do fato. A linguagem deve ser objetiva clara e direta e a abordagem, imparcial, expondo-se fatos ao invés de opiniões.





 Formação do Jornal Escolar (Turma de Comunicação Aplicada 1 )

                               
             O jornal escolar será elaborado de forma que possa circular , em tempo bimestral,pois haverá um rodízio entre equipes. A sala foi divida em 3 equipes sendo composta  por 12 alunos cada. (Detalhe os alunos estão   muito empolgados, e eu também !)

             Dicas para elaborar um Jornal :

Produzir um jornal escolar, mural ou impresso, é mais do que transmitir informações. É, na verdade, uma excelente atividade em grupo, que pede poder de síntese, liderança, conhecimento prévio da realidade, isto é, a verificação dos problemas, dos acontecimentos, da cultura, das preferências e das necessidades da escola.
Para o educador é uma das maneiras de trabalhar produção textual e leitura. Para o aluno, eis um exercício diferente e atrativo de cidadania. O Diário na Escola elaborou algumas dicas para você professor elaborar o seu jornal escolar:
-         É preciso definir um local para expor o jornal, se ele for mural. Se optar pelo impresso verifique como será a impressão. Em ambos os casos é preciso definir, logo no início, o tamanho e as seções (editorias);
-         Escolha assuntos (pautas) e a periodicidade do veículo, lembre-se que é preciso tempo hábil para elaborar um jornal de qualidade;
-         Distribua as tarefas, o professor fica responsável por coordenar o trabalho;
-         É hora de produzir textos e ilustrações como desenhos e fotografias;
-         É importante fazer a correção ortográfica e, também, que os alunos assinem textos e ilustrações;
-         O interesse sobre o jornal só acontece se os fatos tiverem uma relação direta com a vida da comunidade escolar. Seguem algumas sugestões de pautas:
*Dicas de programas de Tv, música, cinema e livros;
*Relato de experiências sobre alguma aula;
*Crônicas, charges e artigos de opinião sobre temas polêmicos;
*Entrevistas com alunos, diretor, coordenador ou pais;
*Últimos acontecimentos como olimpíadas escolares, festas do bairro ou na escola.

                                Roteiro 

  • ● Nome do Jornal:
  • Determinar 2 pessoas responsáveis pela divulgação do Jornal entre as turmas, para informa-lós sobre o jornal  escolar .
  • O Jornal será composto por repórter; entrevistador, ilustrador, quadrinista,fotógrafo, e também o grupo será o conselho editorial.
  • ●Reportagem: definir as reportagens que podem se feitas, de acordo com que está acontecendo na escola, por exemplo: trabalhos de campo, apresentação culturais, premiações de concursos; projetos desenvolvidos.
  • ●Notícia: definir noticias que merecem ser publicadas: o que aconteceu na escola de interessante ? quem esteve envolvido ? onde e quando aconteceu?
  • ●Entrevistadores: planejar a entrevista: que pessoas vão entrevistar? Que assuntos poderiam ser abordados? Que perguntas serão feitas? Como será o texto introdutório da entrevista? Que dados devem ser informados.
  • ● Chargistas: que historias poderiam ser criadas ? desenhadas ? com ou sem diálogos, em balões ou em quadrinhos? Que personagens inventar?  
  • ● ilustradores: planejar como será a ilustração do jornal, os desenhos serão atrelados aos textos? serão engraçados? Será charge ou cartum .
  • ●Fotógrafos: quem providencia a maquina? Quem vai tirar as fotos ? quem vai ficar responsável em passar as fotos para o computador?
  • Conselho Editorial: Vai criar a pauta do Jornal
  • Pauta
  • 1.    Os assuntos relativos à vida escolar são as pautas, o roteiro das matérias a serem feitas, tais como preparação para o vestibular, cursos gratuitos em locais próximos à escola ou do próprio colégio, qualidade dos lanches na escola, reivindicações dos alunos, funcionários ou professores, livrarias que vendem livros baratos, sebos etc. Imagine os temas principais que podem ser desenvolvidos e nunca use fofocas em redes sociais para serem pauta do jornal escolar;
  • Sugestões: Calendário Escolar / Coluna Social (  Garota e Garoto )  Avisos ( Fique ligado)/ Saúde (física e mental ) Classificados de (estágios)/ *Dicas de programas de Tv, música, cinema e livros; Relato de experiências sobre alguma aula; *Entrevistas com alunos, diretor, coordenador ou pais
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  •  Trabalho em Grupo
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